Aerominas: Apagão Aéreo : pane é considerada como causa

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Apagão Aéreo : pane é considerada como causa


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou na manhã de hoje que o problema no centro de controle do trafego aéreo de Brasília pode ter sido provocado por falha humana. Segundo ela, o problema que ocorreu não é sério e de simples solução. Conforme informações da Globonews, a ministra descartou ainda a possibilidade de uma sabotagem no sistema, como havia sido cogitado pela Aeronáutica.

Dilma ainda afirmou que, desde o início da crise no sistema aéreo brasileiro, o governo colocou a segurança como questão mais importante para ser reparada. "Mesmo que causasse alguns incômodos", reiterou.
O comando da Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, não descarta a possibilidade de uma sabotagem estar deixando em risco milhares de passageiros em vários aeroportos. Depois da pane no sistema de rádio, aeroportos de todo o País passaram a registrar novos atrasos e cancelamentos. Em alguns deles, o tempo de espera chegou a mais de 24 horas.


Observadores internacionais que realizaram uma vistoria no centro de controle de tráfego aéreo de Brasília, em outubro, concluíram que a Aeronáutica não dispunha de um rádio independente de reserva, para o caso de pane na central.
Segundo o então comandante do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta-1), o coronel Lúcio Nei Rivera, na ocasião que não havia um sistema reserva porque era muito raro ocorrer uma pane.


Redação Terra