Aerominas: Caos no sistema aéreo brasileiro em 05/12/2006

terça-feira, dezembro 05, 2006

Caos no sistema aéreo brasileiro em 05/12/2006


A pane no equipamento de comunicação por rádio detectada por duas vezes no Cindacta 1, em Brasília, ocasionou inúmeros atrasos de vôo e parou as atividades do Aeroporto de Brasília por 3 horas - entre às 13h e 16h.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou, nesta terça-feira, 350 vôos com atrasos de mais de uma hora em todo País. O índice representa 28,20% das 1.241 partidas programadas para hoje. Outros 67 vôos foram cancelados.
Em Congonhas, São Paulo, dos 210 vôo previstos, 38 tiveram atraso superior a uma hora. Outros nove vôos foram cancelados. Segundo a Anac, foram registradas duas reclamações até as 18h. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, dos 121 vôos previstos, 50 tiveram atraso superior a uma hora e oito foram suspensos.
Em Brasília, dos 87 vôos previstos para esta terça-feira, 24 tiveram atrasos superior a uma hora e dois foram cancelados.
Dos 43 vôos previstos no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), 22 tiveram atraso e seis foram cancelados. A Anac registrou seis reclamações.
No Aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, dos 103 vôos previstos, houve atraso em 20. Um foi cancelado. Seis pessoas registraram reclamações.
Em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho, dos 49 vôos previstos para esta terça-feira, 15 atrasaram e um foi cancelado. Cinco reclamações foram registradas.


O comandante do Cindacta 1, coronel Carlos Vuyk de Aquino, disse na tarde desta terça-feira que refuta sabotagem, mas pediu a abertura de investigação interna para apurar as reais causas na falha do equipamento que resultou no atraso de vôos no Aeroporto de Brasília.

Redação Terra