Aerominas: Problemas nos aeroportos persistem nesta Quarta-Feira

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Problemas nos aeroportos persistem nesta Quarta-Feira


Os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília amanheceram hoje com longas filas de passageiros que passaram a madrugada à espera de embarque, após uma pane no sistema de rádio paralisar ontem as decolagens em Congonhas (SP), Confins (MG) e Distrito Federal e causar centenas de atrasos no País. Usuários que não obtiveram vaga em hotéis ou não tiveram hospedagem fornecida pelas aéreas, incuindo bebês e idosos, tiveram de dormir nos aeroportos, enquanto já se registram alguns atrasos e cancelamentos. Muitos passageiros reclamam de falta de informações e do atendimento dispensado pelas companhias.

Alguns dos passageiros já contabilizam mais de 12 horas de espera. O problema do sistema de rádio, registrado no Cindacta-1, em Brasília, foi resolvido ontem à noite, segundo anúncio do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luis Carlo Bueno, que participou de reunião de emergência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - na qual ele exigiu a compra de um equipamento de reserva para evitar novos incidentes. Inicialmente, está descartada a possibilidade de sabotagem do aparelho.
Esta pane foi considerada a maior de toda a história da aviação brasileira, segundo o o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, que também participou do encontro, junto com o ministro da Defesa, Waldir Pires. "Nunca houve um dia como este na aviação civil brasileira", disse Zuanazzi.


Redeção Terra