Aerominas: Reunião promovida para debater caos aéreo confirma overbooking

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Reunião promovida para debater caos aéreo confirma overbooking

O ministro da Defesa, Waldir Pires, confirmou nesta quarta-feira que que existiu overbooking por parte da TAM. "Não há dúvida de que houve", disse Pires na saída de uma reunião de emergência convocada pelo governo para debater a crise nos aeroportos. O ministro afirmou ainda que é "impensável" que ocorram no fim de semana de ano-novo os atrasos registrados no Natal.
Ainda segundo ele, o governo espera o relatório final da auditoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a venda de passagens na companhia aérea, prevista para hoje a noite, e que não temerá aplicar todas as sanções necessárias e previstas em lei à empresa.
Entre as sanções previstas, estão multas que variam de R$ 1 mil e R$ 4 mil por passageiro que tenha sido prejudicado pelo overbooking. Há ainda sanções administrativas que podem ser a suspensão temporária do direito de voar ou até mesmo a cassação do Certificado de Homologação de Empresas de Transporte Aéreo (CHETA).

Amanhã, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCE) se reúne com representantes das empresas aéreas para definir medidas que evitem novo caos nos aeroportos no feriado de ano-novo. À tarde, haverá uma nova reunião do governo no Ministério da Defesa para definir estratégias que garantam a chegada de vôos para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro.

Redação Terra