Aerominas: Atrasos provocam ira de passageiros

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Atrasos provocam ira de passageiros


Os atrasos que vêm atingindo pousos e decolagens desde a tarde de ontem, chegam, em média, a cinco horas nos aeroportos de Guarulhos, na Grande São Paulo, e em Congonhas, na capital paulista. No aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, porém, um dos vôos, com destino a Miami, está atrasado mais de 12 horas. Em todo o Brasil, entre 0h e 10h30, 34,3% dos vôos atrasaram.

Os problemas começaram na tarde de ontem, segundo o Comando da Aeronáutica, devido à forte chuva que atingiu a região Sudeste. Os problemas teriam se agravado, ainda de acordo com a Aeronáutica, devido a falhas no sistema de transmissão de dados da TAM, no Rio de Janeiro. O problema teria impedido o check-in, tirando aviões de rotas e causando efeitos cascata nos embarques e desembarques. A empresa negou qualquer problema no sistema.

No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, os atrasos nesta manhã chegaram a até quatro horas. Por volta das 13h30, havia pelo menos oito atrasos no desembarque e 10 no embarque.
A situação chegou ao extremo quando um grupo de passageiros invadiu a pista do aeroporto de Brasília, em protesto contra os atrasos e cancelamentos. O grupo ficou sentado na pista, mesmo com a forte chuva que atingia Brasília. Eles foram retirados pela segurança do aeroporto pouco depois.


Redação Terra