Aerominas: Saiba o que fazer em caso de atraso no seu vôo

sábado, março 31, 2007

Saiba o que fazer em caso de atraso no seu vôo


A Infraero instrui os passageiros que enfrentam atrasos com vôos a procurarem as companhias aéreas, que têm a obrigação de oferecer opções como troca de aeronave e hotel.

Saiba o que fazer.

Atitude imediata


Em caso de cancelamento ou atraso do vôo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário vai avaliar o tempo de atraso e disponibilizará o que for preciso, remanejamento do passageiro para outro vôo, alimentação e hotel, por exemplo.

Atraso de até 4 horas

De acordo com a Infraero, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro vôo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro vôo, pedir endosso ou reembolso da passagem.

Atraso de mais de 4 horas

Para os passageiros que decidirem viajar em outro vôo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.

Direitos do consumidor

Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Confira os números:

SP - 151
MG - 295-3366
RJ - 1512
ES - 3381-6222
RS - 151
BA - 321-4228
Brasília - 3212-1500

O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira, informou que os passageiros devem encaminhar as reclamações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou para a ouvidoria da Infraero. Confira os sites:

www.infraero.gov.br e http://www.anac.gov.br/

Se o consumidor mora no Estado de São Paulo e deseja reclamar contra os atrasos e/ou cancelamentos de vôos, deve preencher o formulário no site http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=318.

Aeroportos

Passageiros com dúvida a respeito de seus vôos ou de familiares e amigos podem entrar em contato diretamente com os aeroportos e solicitar informações. Confira abaixo os telefones de alguns dos principais aeroportos do País.

» Congonhas (SP) - (11) 5090-9000
» Guarulhos (SP) - (11) 6445-2945
» Santos Dumont (RJ) - (21) 3814-7070
» Galeão (RJ) - (21) 3398-5050
» Salgado Filho (RS) - (51) 3358-2000
» Tancredo Neves (MG) - (31) 3689-2700
» Aeroporto de Vitória (ES) - (27) 3083-6300
» Juscelino Kubitschek (DF) - (61) 3364-9000
» Eduardo Gomes-Manaus (AM) - (92) 3652-1210
» Guararapes-Gilberto Freyre (PE) - (81) 3464-4188
» Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) - (71) 3204-1010
» Aeroporto de Goiânia (GO) - (62) 3265-1500

Confira o contato das principais empresas:

» Gol: 0800-2800465www.voegol.com.br
» TAM: 0800-5705700 www.tam.com.br
» BRA: (11) 6445-4310/ 3107-5454 ou (21) 3398-4100 www.voebra.com.br
» Varig: (11) 4003-7000 www.varig.com.br
» Ocean Air: 4004-4040 (nas principais capitais) ou 0300-7898160
www.oceanair.com.br

Redação Terra