Aerominas: Passageiros do Legacy eram especialistas em aeronaves

domingo, outubro 01, 2006

Passageiros do Legacy eram especialistas em aeronaves

Os sete ocupantes do jato executivo Legacy que bateu no Boeing 737-800, da GOL, têm bastante conhecimento sobre aeronaves. Além do piloto e do co-piloto da aeronave, um dos empresários que estavam no vôo tinha recentemente tirado brevê para pilotar jatos. Todos a bordo eram americanos.
Estavam no Legacy, fabricado pela Embraer, o piloto Joseph Lepore e o co-piloto Jan Palldino, responsáveis pela condução da aeronave, e o empresário David Rimmer, que também tem brevê, a habilitação para pilotar aviões. Empresário e vice-presidente da ExcelAire Service, ele tirou a licença recentemente, segundo informa seu perfil publicado no site oficial da empresa.


A ExcelAire é uma especializada em venda, manutenção e aluguel de jatos particulares e helicópteros para executivos. Ex-jornalista e executivo de marketing, Rimmer foi editor da "Business & Commercial Aviation", revista especializada em aviação. Entrou para a diretoria da ExcelAire em 2003, e, desde então, controla o departamento de vôos charter (alugados).

O empresário Ralph Michielli, vice-presidente da ExcelAire, é o responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da empresa. Com experiência técnica, começou a trabalhar na indústria de aviões em 1974. Fundou a Seabord Tank Corporation, especializada no reparo e modificação do sistema de abastecimentos, e a Structural Testing Systems, especializada em testes. Trabalha na ExcelAire desde 1993.


Também estava no vôo o jornalista norte-americano Joe Sharkey, colunista do "New York Times". Sharkey tem livros publicados sobre criminalidade e manicômios nos Estados Unidos. O jornalista foi editor-assistente do "Wall Street Journal" e do "Albany Times-Union".
Atualmente, Sharkey escreve sobre turismo de negócios e, mais de uma vez, redigiu textos sobre aviões feitos para transporte de executivos - em 18 de abril, noticiou os planos da Embraer de ampliar a entrega de jatos Legacy para os Estados Unidos. "Serão 25 a 30 jatos executivos produzidos neste ano (2006), contra 14 em 2005", escreveu.

Completam a lista os norte-americanos Henry Yendle e Daniel Bachmann que, segundo a Polícia Civil de Cuiabá, são funcionários da Embraer.

Redação Globo.com