Aerominas: Exposição Santos-Dumont, o Pai da Aviação e Réplica da Demoiselle na EAB 2006 de 05 a 08 de Outubro no Centro Aeronáutico de Araras-SP

domingo, setembro 24, 2006

Exposição Santos-Dumont, o Pai da Aviação e Réplica da Demoiselle na EAB 2006 de 05 a 08 de Outubro no Centro Aeronáutico de Araras-SP



Alberto Santos-Dumont foi a primeira personalidade brasileira reconhecida mundialmente pelas suas invenções. Entretanto suas realizações nunca foram mostradas individualmente no Brasil, relatando uma cronologia de todos seus inventos e, principalmente, a evolução que proporcionou ao desenvolvimento aeronáutico mundial.
A exposição "Santos-Dumont, o Pai da Aviação", mostra a composição dos seus vinte e dois inventos aeronáuticos através da evolução, que permitiu ao grande brasileiro, por sua genialidade e persistência, conseguir a dirigibilidade do mais leve do que o ar até alcançar o sonho de voar com uma aeronave mais pesada que o ar.

Juntamente com a exposição, será apresentada uma réplica de tamanho original da aeronave "Demoiselle", que foi a precursora da aviação mundial, sendo a primeira a ser fabricada em série, proporcionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica.

A Demoiselle está para a aviação como o Ford T, de Henry Ford, para a indústria automobilística.
Embora o 14-Bis seja o invento mais conhecido no Brasil, a Demoiselle foi a criação mais querida de Santos-Dumont e reconhecida pelos franceses. As suas asas cobertas de seda davam-lhe a elegância de uma libélula, o que inspirou o titulo de Demoiselle. Bela e rápida, era o supremo triunfo do brasileiro, levando Santos-Dumont, em 1907, a ser reconhecido em todo o mundo como o "Desportista do Ar".


A Exposição e as réplicas foram desenvolvidas e construídas pelo pesquisador e aviador Ruy A. Sodré Sobrinho com o objetivo de resgatar da história do projeto da Demoiselle de Santos-Dumont.


Redação ExpoAeroBrasil

1 Comments:

At 11:22 AM, Anonymous Anônimo said...

a exposição é imperdível, a réplica está sensacional. não dá para perder esse vôo.
02 abraços, as meninas

 

Postar um comentário

<< Home