Aerominas: Acidente com Airbus da TAM em Congonhas

terça-feira, julho 17, 2007

Acidente com Airbus da TAM em Congonhas


O vôo JJ3054 da empresa aérea TAM, que saiu de Porto Alegre, se chocou com um depósito de cargas nas proximidades do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no início da noite desta terça-feira. Segundo a Infraero, o piloto não conseguiu fazer a manobra de pouso porque a pista estava escorregadia. O Airbus 320, com 176 pessoas a bordo, atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um depósito de combustíveis da TAM, que está em chamas. Uma vítima fatal, ainda não identificada, foi confirmada.

Outras oito pessoas foram levadas feridas para atendimento em hospitais da região, de acordo coma Secretaria Estadual de Saúde. São todos funcionários da TAM que estavam no prédio atingido pelo avião. A companhia aérea não divulgou a lista dos 155 passageiros, o que causou tumulto no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde as famílias de pessoas que estariam a bordo procuram por informações. O líder da minoria na Câmara, deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), estava dentro do avião segundo sua assessoria de imprensa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado logo após o acidente e pediu ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Junito Saito, que vá para o aeroporto. Lula convocou o ministro da Defesa, Waldir Pires, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, para montar um gabinete de crise.
O terminal está fechado para pousos e decolagens. A avenida Washington Luiz foi interditada nos dois sentidos, próximo à rua Otávio Tarqüino de Souza, por conta do acidente.
A pista do aeroporto de Congonhas passa por obras para evitar o acúmulo de água e o risco de derrapagens. No início da semana, outro avião, da empresa Pantanal, havia saído da pista.
A Equipe do Aerominas se solidariza com os parentes das vitimas neste terrível acidente.
Redação Terra